SOUTO SOARES: SERÁ A VEZ DO DOUTOR? QUEM É LUQUINHA? ADVOGADO OU ENGENHEIRO?

Foto: Reprodução/ Rede Social

O município de Souto Soares,  Chapada Diamantina,  tem uma peculiaridade, quando o assunto é eleição municipal. 

É que em Souto Soares quando termina uma eleição, o grupo vencedor comemora,  e logo após isso,  inicia as conversas sobre a próxima eleição que somente acontecerá quatro anos adiante. 

Em 2020, a situação não foi diferente, após a reeleição do atual prefeito,  André Sampaio (PT),  o grupo começou a cantarolar “Depois do professor será o doutor “.

E assim está sendo,  o nome do pré-candidato Dr Lucas Tadeu foi confirmado pelo prefeito de Souto Soares,  André Sampaio no Podcast Que Tal, e em seguida referendado pela plenária do Partido dos Trabalhadores (PT). E afinal,  quem é Dr Lucas?

Lucas Tadeu de Oliveira, 40 anos, filho de Oldario Manoel de Oliveira, e Edinamar Rosa de Oliveira, popularmente conhecidos como “Dai” e “Mazinha”, casado com Aline de Oliveira Martins, com quem tem dois filhos, e irmão de Romeu e Ramon, bacharel em Direito Pela Universidade Católica do Salvador – UCSAL, formado no ano de 2008, teve sua vida escolar iniciada na sede do Município de Souto Soares, cursando o ensino pré-escolar, e o fundamental, quando do ensino médio migrou para capital do Estado – Salvador, onde concluiu o ensino médio no Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas.


Um advogado militante, regularmente inscrito nos quadros da ordem dos advogados do Brasil, Seccional da Bahia, iniciou sua trajetória no Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Souto Soares – SINDSERV, na assessoria jurídica, também, atuou no Sindicato dos Servidores Públicos dos Municípios de Seabra/Ba e Palmeiras/Ba, foi  assessor Jurídico das Câmaras de Vereadores de Souto Soares, Mulungu do Morro, da Secretaria de Educação do Município de Seabra.

Ainda foi Procurador Jurídico do Município de Mulungu do Morro/Ba, entre os anos 2013 a 2020, foi assessor Jurídico do Município de Iraquara, 2017/2024,  Assessor Jurídico do Município de Souto Soares, de 2017 até março de 2024, e da Secretaria de Educação do Município de Canarana/Ba, através da Lucas Oliveira Sociedade Individual de Advocacia.

Embora seja conhecido como Dr Lucas devido a sua profissão,  ele gosta mesmo é de ser tratado como Luquinha, como os amigos de infância costumam chamá-lo.

Dr Lucas começou muito cedo a peregrinação pela política, desde que estudante do ensino médio em Salvador, quando retornava para Souto Soares nas férias, ou nos feriados prolongados costumava se reunir com os amigos para debater  a situação do município e também torcer por determinados candidatos.

O que algumas pessoas não sabem,  é que desde a eleição municipal de 2008, a presença de Dr Lucas Tadeu é importante no processo eleitoral.  Quer como apoiador,  assim como profissional do Direito Eleitoral. Isso mesmo,  ele sempre foi presente nos processos políticos do município.

E foi assim que construiu sua personalidade,  poucos políticos na Chapada Diamantina tem a paciência, perspicácia,  e capacidade de diálogo que Dr Lucas tem para construir relações políticas. Ele aprendeu desenvolver a arte de ouvir, escutar, com ele não tem causa perdida.

Na eleição de 2016, na qual o prefeito Sampaio foi eleito, Dr Lucas foi fundamental no processo. Ele foi o articulador político,  advogado, o coordenador geral da campanha  e também o coordenador financeiro.  Sem ele o prefeito André Sampaio não seria candidato.

É preciso lembrar que Sampaio era vice-prefeito na época, e obviamente havia participado da chapa que tinha derrotado o grupo político de Dr Lucas, aqui fica claro a  complexidade da tarefa.  Até porque no grupo da oposição existiam muitos candidatos, o que necessitou muito diálogo.

E foi justamente o que Luquinha conseguiu fazer, ele construiu uma ponte, que uniu o vice-prefeito do grupo rival, ao seu grupo, e em seguida, “pavimentou” o caminho da vitória. A partir desta eleição, ficou a dúvida,  o doutor é advogado ou engenheiro (construtor de pontes)?

E foi assim que os processos políticos em Souto Soares foram totalmente modificados.  As ações políticas desenvolvidas por Dr Lucas permitiram que adversários políticos conversassem, dialogassem, divergissem, mas Souto Soares sempre seria a prioridade. Os grupos políticos históricos em Souto Soares foram desmontados,  a rivalidade,  perdeu espaço para a democracia. 

Hoje é muito difícil saber quem é a oposição a candidatura de Dr Lucas em Souto Soares.  A capacidade de diálogo e convencimento do doutor,  quer seja engenheiro ou advogado é muito grande. E as pontes construída por ele não é somente na esfera municipal.  Dr Lucas é o grande responsável pela relação do grupo político com o governo do Estado.  Ele é um verdadeiro líder, e nunca fez questão de aparecer publicamente, uma vez que sempre buscou trabalhar nos bastidores.

Uma análise simples sobre um futuro governo de Dr Lucas em Souto Soares revela uma gestão muito organizada,  planejada e eficiente. Ele é diferenciado,  com um perfil político muito parecido com o ex-governador e atual Ministro da Casa Civil do Governo Lula, Rui Costa.  Dr Lucas é organizado e focado,  e não tenho dúvidas que se transformará na maior liderança política da Chapada Diamantina.  Enquanto alguns preferem a traição, a soberba, e o desprezo aos aliados políticos,  Dr Lucas Tadeu é do diálogo,  da conversa e da simplicidade. 

Ele é um construtor de pontes, resta agora, a construção da ponte do futuro de Souto Soares. Em Souto Soares a sorte está lançada, e jogo, provavelmente já está jogado.

5 1 voto
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários