O Cometa Halley, oficialmente designado 1P/Halley, é um cometa periódico, visível na Terra a cada 75–76 anos.
O Halley é o único cometa de curto período que é regularmente visível a olho nu da Terra, e o único cometa a olho nu a aparecer nos céus duas vezes durante uma só geração humana. A última aparição dele foi em 1986, e seu retorno está marcado para 2061.
O que esse cometa tem haver com a campanha do pré-candidato Neto da Pousada? Quem é Neto da Pousada?
Joaquim de Souza Neto, ou nome de urna, Neto da Pousada, antes de tudo é filho de Raimundo Miguel e Maria Nilza, casado com Patrícia, e pai de Carla, Alice, e Miguel.
Neto da Pousada está no seu terceiro mandato consecutivo de vereador em Seabra. Sendo eleito a primeira vez na eleição de 2012, no grupo do ex-prefeito Rochinha.
A eleição municipal em outubro no município de Seabra, tem dado sinais que será única, uma campanha que irá marcar a história do município.
Os que estiverem pensando que irá repetir as ações e os métodos de campanhas anteriores para obtenção de ganhos no processo eleitoral, certamente irão se decepcionar.
Existe um fenômeno político/eleitoral que acontece em momentos únicos, assim como um cometa Halley, de curto período e visível ao olho nu. É a campanha construída através das mãos da “sociedade de massa“. A militância abraça a campanha, coordena, executa, à medida que foge do controle dos políticos e staff.
O pré-candidato Neto da Pousada apresenta as características do político em que o carisma contagia a massa, os militantes, ou seja, um político que não encanta pelo discurso, pela oratória, nem tão pouco pela aparência. Neto da Pousada é o político dos feitos, das ações, de poucas palavras, e muita proximidade com a população.
O perfil político de Neto não é produto do marketing eleitoral, ele não é um personagem que se construiu às vésperas do processo eleitoral. Neto não precisa dizer onde nasceu, como nasceu, que veio de família pobre, aonde trabalhou. Por que será? A resposta é única. Neto é da sociedade de massa, ele pensa como sua militância, fala como seu eleitor, e se comporta de forma semelhante.
Então dificilmente alguém vai ouvir Joaquim Inácio afirmar que é uma pessoa humilde, porque não precisa. O comportamento dele afirma isto, Neto aprendeu a servir, ele não entrou na política para ser servido, ele está na política para servir, e assim como o Cometa Halley, Neto da Pousada encanta e invade corações e mentes da população seabrense.
A campanha eleitoral construída pela “sociedade de massa” é sobrenatural, não existe precedente, e não há quem consiga controlar. As adesões são naturais, o dinheiro não consegue mudar, as obras eleitoreiras muito menos, porque o eleitor é passional, e nesse sentido o encantamento, e a paixão é mais forte que qualquer outra coisa.
E qual a base legal para acreditar que a campanha eleitoral de Neto da Pousada será isso mesmo? Através de pesquisa qualitativa. O perfil do eleitorado de Joaquim Inácio, e a forma como esse eleitorado o enxerga.
É muito comum os adversários políticos afirmarem que a campanha de Neto da Pousada não tem dinheiro, ou seja, “Neto da Pousada é um bom nome, mas não tem dinheiro para campanha“, a sociedade seabrense verá a população cooperando financeiramente para campanha, nada irá faltar, porque essa campanha eleitoral deixou de pertencer ao candidato, não pertence a grupo político algum, nem tão pouco a partido político, essa será a campanha do povo, e para o povo.
Nesta coluna não é possível afirmar se essa geração seabrense já visualizou eleição semelhante, mas é possível dizer que em outubro um novo momento histórico será construindo na política seabrense. Possivelmente nos anais da História será narrado o fato político que abalou as estruturas social da Chapada Diamantina, Neto da Pousada, o único, em um único tempo.
Muito triste a história política desta cidade, falta tudo, praticamente tudo na cidade de Seabra, herança da maldita da política, e o povo ainda vive nas ilusões de mudanças com os mesmos nomes de heranças herdada de acordos políticos do passado e do presente que fizeram e faz mal para cidade, é preciso mudar muitas coisas na cidade principalmente a mentalidade da população.