IBITIARA: É possível um político pobre, honesto e justo se eleger em Ibitiara? (Opinião).

Foto: Ouricuri Notícias

Ontem (20), o Portal Ouricuri Notícias publicou uma matéria sobre a biografia do pré-candidato a prefeito em Ibitiara, Pedrinho de Bainho. A repercussão foi muito grande em Ibitiara e região, uma vez que muitas pessoas não sabiam da pré-candidatura do Pedrinho.

Hoje, Pedrinho de Bainho ocupa o cargo de vice-prefeito, e rompeu com o prefeito Wilson, segundo o mesmo, ao podcast Que Tal, por não concordar com diversas irregularidades.

Um leitor mandou uma mensagem para este portal, afirmando que iria votar em Wilson para prefeito, porque sabe que apesar de Pedrinho ser o melhor nome não irá vencer a eleição, porque é pobre e honesto. É isso mesmo? Quer dizer que Ibitiara não vota em político pobre e honesto?

Este portal discorda totalmente com a afirmação deste leitor (embora respeitamos), por diversos motivos, e sobretudo porque o histórico das últimas eleições em Ibitiara tem provado o contrário.

O ex-prefeito Beto foi eleito por duas vezes prefeito em Ibitiara, e não existem evidências de que Beto era um candidato rico e desonesto. Nem tão pouco que fez uma campanha eleitoral de eleição e reeleição gastando muito dinheiro. Ao contrário disso, Beto fez uma campanha eleitoral de eleição na conscientização popular, e de mobilização de massa.

Na sua reeleição, apesar da unidade do grupo que fazia oposição, o ex-prefeito Beto venceu o pleito sem comprometimento financeiro da gestão municipal, isso com indignação de muitos do grupo político, então não houve derrame de dinheiro, nem tão pouco desonestidade do candidato em suas ações políticas.

Se fizermos uma análise profunda no histórico dos processos políticos em Ibitiara, a população sempre busca eleger um candidato que traga esperança, e que tenha responsabilidade com erário público. Gestões que atrasam pagamento de salário, que não paga aos fornecedores, que promovem o desequilíbrio financeiro no município são reprovados pela população.

Aqui não cabe afirmar quem é o melhor candidato, ou quem irá vencer a eleição, mas nos preocupa com a informação que o dinheiro, a compra do voto, a farra com erário público é mais importante que os atributos do candidato.

Um candidato sem poder aquisitivo, ou seja, sem dinheiro para comprar votos não pode ser motivo de REJEIÇÃO, muito pelo contrário. O processo eleitoral não é uma outorga, uma concessão pública em que o eleitor transfere a propriedade do município para o político/candidato, e sim, no processo eleitoral escolhemos através do sufrágio universal àquele ou aquela que irá gestar ou administrar o município pelo período de quatro anos. Assim, o interesse público está acima do interesse privado.

Se um município deixar em votar no candidato pelo fato do mesmo ser pobre e honesto, certamente o futuro deste município estará completamente comprometido.

Se o leitor errou na conclusão da mensagem, nós acreditamos que o mesmo acertou na informação. Pedrinho de Bainho é de fato um candidato humilde e muito honesto.

Após a matéria de ontem, o Portal Ouricuri Notícias obteve a informação que a pré-candidatura de Pedrinho de Bainho vai anunciar em breve os apoios do ex-prefeito Beto e Tico. O pré-candidato a vice-prefeito será também anunciado em breve, uma vez que estão encerando as conversas.

5 1 voto
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários