Instalado oficialmente em 1934, o município de Ibitiara completa, nesta quinta-feira (02), 89 anos de emancipação política administrativa.
De acordo com a história, por volta do ano de 1925, sob as influências de políticos da época, e devido à descoberta de jazidas de ouro na região, mudou-se a sede do município para “Bom sucesso”. Tendo em vista que o município recém criado não tinha autonomia, ou seja, não era possuidor de recursos próprios para se manter, foi incorporado nesta mesma época, ao município vizinho de Macaúbas. Anos mais tarde, através do Decreto nº 8.830, de 2 de março de 1934, o município de Bom Sucesso foi restaurado e voltou a ser autônomo. Por isso, essa data deve ser sempre lembrada como sendo a data da emancipação política do município.
Em 1943, através do Decreto nº 141, de 31 de dezembro de 1943, a denominação de Bom Sucesso foi modificada para Ibitiara. Hoje, com uma área urbana desenvolvida e organizada e uma agricultura forte e geradora de oportunidades, o município figura, dada as suas proporções de território e população, entre os principais da Chapada Diamantina. Reconhecendo isso, nada mais justo que parabenizar a comunidade ibitiarense, pessoas de bem, honestas e batalhadoras. Essa história é de todos.
Registrado isso, queremos que neste dia 02 de março todos, indistintamente, se sintam abraçados e homenageados, pois é por meio do trabalho diário e esforço que Ibitiara se desenvolve. Desejamos que as conquistas da comunidade sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós que fazemos o amanhã. Que nossa perseverança seja a luz que ilumina o caminho rumo a uma cidade mais justa e digna para todos.