O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e seu vice, Geraldo Alckmin, tomaram posse neste domingo (1º), durante sessão solene no Congresso Nacional, no Plenário da Câmara dos Deputados. Esse será o terceiro mandato do petista como presidente da República.
Antes da sessão no Congresso, Lula e Alckmin participaram de cortejo, em carro aberto, na Esplanada dos Ministérios, saindo da Catedral Metropolitana de Brasília com destino ao Congresso Nacional. Ao chegarem na rampa do Congresso, Lula e Alckmin foram recebido pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
A cerimônia de posse foi presidida pelo presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, que de início saudou todos os presentes e pediu um minuto de silêncio pelas mortes do jogador de futebol, Pelé, e do Papa Bento XVI, que aconteceram nesta semana. O hino nacional foi executado em seguida.
Além de Pacheco, Lula e Alckmin, também estiveram na mesa principal o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o primeiro-secretário do Congresso, Luciano Bivar (União-PE), a presidente do STF, Rosa Weber, e o procurador-geral da República, Augusto Aras.
Após a posse no Congresso, Lula seguirá para o Palácio do Planalto, onde receberá a faixa presidencial e irá fazer um pronunciamento oficial a população no Parlatório.
Ainda neste domingo, Lula participará de uma recepção com chefes de Estado e representantes de vários países no Palácio do Itamaraty, com início marcado para as 18h