IRAQUARA X LENÇÓIS: Quem terá reeleição mais tranquila? Vejamos!  (OPINIÃO)

Foto: Reprodução/ Rede Social

O processo de eleição municipal 2024 na Chapada Diamantina em diversos municípios apresenta até o momento um cenário pouco movimentado.

Nos municípios em que os prefeitos disputarão a reeleição, poucos terão dificuldades, ao menos este é o cenário no momento, até porque, como os especialistas costumam afirmar, “A Política é o prato do dia”.

É neste cenário, que os municípios de Iraquara e Lençóis irão para pleito eleitoral. Ambos administrados por prefeitos do Partido Social Democrático (PSD), e têm como deputada estadual, a mais votada da Bahia na última eleição, que é Ivana Bastos (PSD).

Ao analisar o cenário eleitoral no município de Iraquara percebemos um processo muito tranquilo, e o que tudo demonstra até o momento é uma repetição do processo eleitoral em 2020. O atual prefeito Nino Coutinho e o seu vice-prefeito Uziel irão enfrentar na reeleição, a candidata derrotada  em 2020, Keyla Cristina.

Em 2020, Nino Coutinho e Uziel obtiveram 69,22% dos votos,  frente a Keyla Cristina com 30,78%.

A gestão do governo Nino Coutinho é muito bem avaliada pelos iraquarenses,  e o que pensamos sobre derrotar um gestor com alta avaliação é ser tão difícil quanto que enxugar gelo, porém não ser impossível. 

No município de Lençóis a situação é muito parecida,  guardada as devidas proporções, contudo as semelhanças entre os dois gestores não são poucas.

Analisando números e alguns detalhes de cunho político/eleitoral nos arriscamos em afirmar que a prefeita Vanessa Senna em Lençóis terá a reeleição mais tranquila da Chapada Diamantina.

Ainda vamos mais longe e afirmamos, Senna irá enfrentar adversário na urna nesta eleição pelo único fato, a oposição não sucumbir definitivamente, e ficar sem representação de deputados federal e estadual. Isso devido a excelente administração da prefeita Vanessa.

Assim como em Iraquara, o cenário de disputa em Lençóis ira repetir 2020. Senna e seu vice-prefeito Kiko deverá enfrentar o ex-prefeito Marcão. A única diferença será que em outubro 2024, diferente de 2020 não teremos a candidatura de Edileide Mauhnoom.

Na eleição de 2020, o resultado foi o seguinte,  Vanessa Senna foi eleita com 57,25% dos votos válidos, e o ex-prefeito Marcão com  34,73% dos votos válidos. Isso representou em votos uma diferença de 1.353 votos.

É preciso lembrar que a época da eleição,  o candidato derrotado Marcão estava  frente do governo e buscava a reeleição,  enquanto Senna era oposição,  agora a situação se inverteu.

Assim posto, acreditamos em uma reeleição tranquila para Senna e Coutinho, em que ambas as prefeituras estão com excelente avaliação, e os gestores muito populares.  Ainda assim, pensamos que a reeleição em Lençóis será mais tranquila,  uma vez que Senna “nada de braçada“, depende única e exclusivamente do seu nome e da sua gestão. 

Outra diferença de Vanessa em Lençóis, que difere de outros gestores, ela demonstra sua capacidade de líder política, e já tem preparado seu sucessor, isso é visão de amplitude e desprendimento. Essa mulher vai longe…

5 1 voto
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários