DOENÇAS: A Síndrome da Fibromialgia.  Já ouviu falar? Como sua cidade trata os portadores?

Foto: Reprodução/ Rede Social

Fibromialgia e fadiga


A fibromialgia é uma síndrome de causas desconhecidas, caracterizada por dor muscular generalizada, crônica, podendo durar mais de três meses, acompanhada de problemas de sono e cansaço. Já a síndrome da fadiga crônica é identificada pelo cansaço intenso com atividade física ou mental, mas sem melhora com o repouso, podendo causar também dores de cabeça, de garganta, musculares e nas juntas, gânglios e dificuldade de concentração. 

De acordo com o relatório do senador Petecão, é alta a prevalência de fibromialgia na população adulta. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia, a doença se manifesta em cerca de 2% a 12% da população adulta no Brasil. Acomete principalmente mulheres entre 30 e 55 anos de idade, embora, com menor frequência, possa também ser diagnosticada em crianças, adolescentes e idosos. Para a fadiga crônica, ainda não há pesquisas fechadas no Brasil. A estimativa é que a doença atinja cerca de 2,5 milhões de brasileiros.

O Portal Ouricuri Notícias após receber diversos relatos de portadores de fibromialgia na Chapada Diamantina,  quer saber dos leitores e internautas, como sua cidade vem tratando os portadores desta síndrome? O que é preciso melhorar? Quais as dificuldades? Quais os avanços?

Fonte: Agência Senado

5 1 voto
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários