Administrada pelo prefeito André Sampaio (PT), a cidade de Souto Soares, no Território da Chapada Diamantina, ficou na sétima posição no Índice de Governança Municipal (IGM), estudo realizado pelo Conselho Federal de Administração (CFA). O município obteve essa colocação no Grupo 1 do levantamento, composto por 1885 cidades brasileiras com até 20 mil habitantes.
O estudo levou em consideração dados referentes às finanças, gestão e desempenho da Prefeitura em áreas como saúde, educação, setor fiscal, habitação, recursos humanos e transparência administrativa. Em uma escala de 0 a 10, Souto Soares, que tem uma população estimada em 17 mil habitantes, obteve nota 6,75. Desde de 2021 até o ano de 2023 a cidade vem em crescente na avaliação do desempenho, saindo de 6,5 em 2021, já em 2022 6,09, e agora em 2023 um salto para 6,75 ocupando uma posição de destaque no Brasil.
A pontuação colocou a cidade acima de cidades como Itaberaba, Seabra, Vitória da Conquista, Juazeiro, dentre outras.
André Sampaio destacou a importância da avaliação positiva conferida a Souto Soares pelo CFA.
“A avaliação de um órgão prestigiado como o Conselho Federal de Administração, que comparou cidades com diferentes perfis, mostra que Souto Soares está no caminho certo e em pleno desenvolvimento. Estamos construindo um novo futuro e isso nos traz ainda mais responsabilidade para fazermos cada dia mais. Nossa cidade está brilhando. Assim provamos que não é sorte, e sim Deus em primeiro lugar, e muito trabalho.” concluiu o prefeito André Sampaio.