Seabra tem cenário preocupante relacionado ao abandono de animais. Por todos os bairros e ruas, é possível ver vários cachorros abandonados diariamente em situações deploráveis, sem cobertura vacinal, sem castração e a maior parte deles estão doentes. De acordo com as leis de crimes ambientais – Lei Federal nº 9.605/98 e Lei Federal nº 14.064/2020 -, abandonar animais é apontado como maus tratos, as quais determinam para esse delito pena de três meses a um ano de detenção e multa. Sujeito à penalidade de três meses a um ano de detenção e multa.
Para reverter a situação de animais soltos na rua, no mês de janeiro de 2022, surgiu o projeto Anne que visava cuidar de cachorros de rua. À época, a ação voluntária contava com 20 integrantes e tinha a finalidade de abrigar algumas fêmeas que estavam prenhas. O propósito do grupo era cuidar dos cachorros, buscar adotantes e custear ração e medicamentos. Contudo, no de mês de março o projeto foi interrompido. “nós do projeto Anne vamos desligar do nosso Instagram, o verdadeiro motivo são os gastos e não estamos dando conta, fizemos de tudo que estava ao nosso alcance, espero que todos entendam….”, de acordo com o comunicado publicado no Instagram do projeto Anne.
Bartíria Queiroz fazia parte do grupo e cedeu um local de propriedade particular da família para abrigar animais. Desde o mês de março, Bartíria tornou- se a única responsável por acolher os animais e criou o projeto “amiugos de Francisco “ . “Quando me envolvi no projeto eu colocava rações aqui na porta de casa, daí me convidaram para uma reunião que era desse antigo projeto Anne, e depois algumas pessoas vieram aqui em casa para que providenciasse um local para abrigar os animais. No início tudo era maravilhoso, logo após o carnaval me deixaram na mão, e no dia 04/01/2023 faz um ano que estou nesse sofrimento, e hoje as pessoas do antigo projeto que vinham me procurar, nem se preocupam com que estou passando. não tenho domingos nem feriados, pois não tenho ajuda da comunidade e nem da prefeitura” diz Bartira.
Questionado sobre o número de animais na rua, Bartira considera, ”rasgar os sacos de lixo e morder as pessoas não é culpa dos animais e sim das pessoas que os abandonam, e também da falta de fiscalização da prefeitura, a mesma não tem vontade política para resolver essa questão. Os animais estão sofrendo as consequências do abandono do ser humano”.
Abrigo/Canil
Uma solução para o problema parte do poder público criar abrigo ou canil. A cidade conta com um projeto de abrigo, aprovado no dia 31/12/2021, que até o momento não tem previsão para a construção. Porém, existe terreno, no qual foi realizado limpeza e o levantamento topográfico que aconteceu no dia 14/07/2022 14h00 pela Secretaria de Máquinas, Transporte e Serviços. O canil tinha previsão de início de construção em agosto de 2022, em um espaço de mais de 1000m 2 que está previsto atender cerca de 60 cachorros, incluindo área de banho, clínica para castração e baias cobertas.
O Prefeito Municipal, Fábio Miranda, o Engenheiro Matheus Novaes e o Coordenador de Planejamento e Orçamento Manoel Messias, visitaram pela primeira vez o local onde será construído o Canil Municipal de Seabra. Foto retirada em agosto de 2022. De acordo com a (Lei Municipal 638 de 17 de setembro de 2018) cuidar dos animais de rua é questão de saúde pública. A nossa equipe entrou em contato com a secretaria de saúde, mas não obtivemos respostas para a solução do problema.
Por: Eloísa do Carmo Oliveira, estudante de Jornalismo da UNEB