O ex-ministro da Casa Civil Eliseu Padilha está internado em estado grave no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Segundo comunicado divulgado pela família, a internação ocorreu em decorrência do tratamento de um câncer descoberto há um mês.
Eliseu Padilha foi o ministro-chefe da Casa Civil durante todo a passagem de Michel Temer pela presidência. Ele era o principal articulador político do governo à época. Durante o período, chegou a ser investigado pelo Ministério Público Federal no âmbito da Operação Lava-Jato em relação a denúncias de corrupção praticadas por integrantes do MDB, no que ficou conhecido como “quadrilhão do MDB”. A Justiça Federal, entretanto, inocentou os acusados.
Além disso, também liderou ministérios nos governos Dilma, quando comandou a Secretaria de Aviação Civil, e Fernando Henrique, quando foi ministro dos Transportes. Deixou o governo Dilma pouco antes de o então presidente da Câmara, Eduardo Cunha (MDB), acatar o pedido de impeachment da mandatária, em dezembro de 2015. Dilma seria afastada em maio do ano seguinte, e deixaria o cargo em definitivo no mês de agosto.
Natural de Canela, no Rio Grande do Sul, e formado em direito pela Unisinos, Padilha iniciou sua carreira política em Tramandaí, município do litoral gaúcho em que foi prefeito de 1989 a 1992. Entre 1995 e 2015, elegeu-se deputado federal diversas vezes. Atualmente, Padilha é vice-presidente da Fundação Ulysses Guimarães, ligada ao MDB.