Entenda a diferença entre enquete e pesquisa para não cometer erros

Quando falamos sobre escutar a opinião do público, existem muitas formas de fazer isso. Antes de decidir qual delas utilizar, é preciso considerar qual a melhor maneira de ouvir as pessoas pensando no seu negócio e nos seus objetivos.

As enquetes e pesquisas são métodos muito populares para escutar o público. Contudo, existem muitas diferenças entre elas e, se você está fazendo enquetes ou pesquisa sem saber isso, pode estar prejudicando o seu negócio.

Pensando nisso, hoje vamos te explicar a diferença entre enquete e pesquisa, tirando todas as suas dúvidas sobre o assunto. Leia o post e saiba mais!

O que é pesquisa?
A pesquisa é uma maneira na qual pessoas ou empresas identificam e definem, geram ou avaliam ações e monitoram o desempenho sobre assuntos, produtos ou serviços. Dessa forma, é possível descobrir na prática quais são as percepções, necessidades e desejos das pessoas.

Com a pesquisa, você é capaz de ver se o que tem sido feito na sua empresa atende as expectativas dos seus consumidores. Ou seja, as pesquisas são uma forma de descobrir e entender a opinião pública de uma maneira eficaz, comprovada por dados e métodos.

Existem diferentes tipos de pesquisa. Sendo assim, para escolher qual deles utilizar, você deve pensar no seu problema e objetivo. Uma pesquisa pode ser:

Qualitativa: A pesquisa qualitativa é uma metodologia não estruturada e exploratória baseada em pequenas amostras, que proporciona percepções e compreensão do contexto do problema.

Quantitativa: A pesquisa quantitativa é um estudo estático que explica numericamente as hipóteses levantadas para o estudo. Dessa forma, ela permite o levantamento de um grande volume de informações, pois tem como objetivo principal um estudo estruturado, permitindo comparações entre os entrevistados.

O que é enquete?
Já a enquete é uma forma informal de consultar a população. Ou seja, não há nenhum método por trás dos processos. Quem faz uma enquete não se preocupa em separar uma amostra da população, ter uma margem de erro ou outros elementos que vão de fato validar a informação.

Diferença entre enquete e pesquisa


A diferença entre enquete e pesquisa é justamente a validade dos dados. Quando falamos de enquetes, estamos lidando com informações que não são de fato comprovadas ou têm relevância estatística. Por isso, é preciso ter atenção. As enquetes podem apresentar resultados tendenciosos, porque esse levantamento não apresenta uma metodologia concreta – são respostas coletadas sem controle amostral, por exemplo.

Por outro lado, a pesquisa apresenta dados verdadeiros com embasamento metodológico. Se você deseja comprovar uma informação, descobrir a intenção de compra dos consumidores ou novas tendências do mercado, por exemplo, o ideal é fazer uma pesquisa.

Outra diferença entre enquete e pesquisa está no questionário. Uma enquete é usada para fazer uma pergunta direta e simples, geralmente de sim ou não. Enquanto uma pesquisa apresenta uma ampla variedade de perguntas investigando a fundo o tópico abordado.

Quando fazer enquetes?
As enquetes são uma ótima forma para interagir com o seu público. Por serem pesquisas mais curtas, podem ser facilmente geradas e divulgadas. Hoje em dia, existem inúmeras ferramentas para fazer enquetes. Nesse sentido, é possível criá-las até mesmo dentro das redes sociais.

Por exemplo, nos stories do Instagram você pode criar enquetes para engajar os seus seguidores nas publicações.

Assim sendo, as enquetes feitas em rede social servem para comunicar com sua própria “bolha social”, ou seja, seus seguidores, e jamais representará uma amostra de uma sociedade seja ela qual for.

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários