Chapada: Professora Adriana Oliveira da APLB participa de reunião do Consórcio Chapada Forte e demostra preocupação com os municípios que ainda não estão pagando o piso salarial aos professores (as)

Foto: Prof. Adriana Oliveira da APLB discursando na reunião do (CIDCD)

No último dia (5), aconteceu no município de Andaraí, na região da Chapada Diamantina uma reunião do Consórcio Chapada Forte (CIDCD) com os representantes estadual e regional da APLB Sindicato para tratar o tema: “Reajuste Salarial dos profissionais do magistério”.

Na ocasião, a diretora regional da APLB do Núcleo Lavras da Diamantina e advogada, Adriana Oliveira, participou da reunião demostrando o seu compromisso com pautas relacionadas a educação no território e ao mesmo tempo preocupada com os municípios que ainda não estão pagando o piso salarial. Segundo a diretora sindical: “O encontro foi produtivo pois garantiu o diálogo com os gestores públicos e a APLB Sindicato, como legítima representante da categoria dos trabalhadores em educação da Chapada Diamantina, irei buscar ainda mais por garantir e ampliar os direitos da classe, bem como a qualidade da educação pública ofertada. ” Afirmou a educadora em contato com a nossa equipe de reportagem.

Esteve presente, nesta reunião os vinte e sete municípios consorciados que compõem o coletivo, sendo representados pelos seus prefeitos, vice-prefeitos e secretários de educação, uma vez que para além da principal pauta foi discutido também: financiamento da educação; plano de carreira, reajuste salarial, violência nas escolas, qualidade da merenda escolar entre outros temas que foram abordados pelos gestores e educadores e lideranças do Território da Chapada Diamantina.  

A reunião que aconteceu de forma articulada é resultado de uma deliberação que foi encaminhada nas últimas reuniões entre APLB e a UPB (União dos Prefeitos da Bahia), onde ficou acordado que haveria uma discussão para regionalizar o estudo dos planos de carreiras do magistério e o reajuste do piso salarial, através das estruturas dos consórcios públicos.

Nesse sentido, representando a entidade sindical a nível de Estado da Bahia esteve presente o professor e diretor geral da APLB o Sr. Rui Oliveira que falou da importância da reunião e destacou a relevancia do diálogo entre as partes para tentar se chegar a um bem comum, sem prejudicar ou penalizar nenhuma das partes envolvidas.

Ao final do encontro a professora e advogada Adriana Oliveira disse que: “Foi um momento muito produtivo que pudemos tratar de plano de cargo e salário e reajuste salarial. Ficando acordado que APLB sindicato irá ter uma agenda de movimentos em cada cidade, onde iremos discutir em cada município com a direção da APLB e o gestor local trazendo os dados para gente ver a possibilidade mais urgente possível para que os municípios que inda não pagam o piso salarial comece a pagar e ver também a questão dos planos de cargo e salário. ” 

Por fim, o presidente do Consórcio Chapada Forte e prefeito de Andaraí o Sr. Wilson Cardoso, finalizou a reunião falando da importância da união entre os municípios e que a chapada precisa ser exemplo em tudo que faz por meio das cidades que compõem o consórcio.

*Direto da redação!

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários