No último dia (5), aconteceu no município de Andaraí, na região da Chapada Diamantina uma reunião do Consórcio Chapada Forte (CIDCD) com os representantes estadual e regional da APLB Sindicato para tratar o tema: “Reajuste Salarial dos profissionais do magistério”.
Na ocasião, a diretora regional da APLB do Núcleo Lavras da Diamantina e advogada, Adriana Oliveira, participou da reunião demostrando o seu compromisso com pautas relacionadas a educação no território e ao mesmo tempo preocupada com os municípios que ainda não estão pagando o piso salarial. Segundo a diretora sindical: “O encontro foi produtivo pois garantiu o diálogo com os gestores públicos e a APLB Sindicato, como legítima representante da categoria dos trabalhadores em educação da Chapada Diamantina, irei buscar ainda mais por garantir e ampliar os direitos da classe, bem como a qualidade da educação pública ofertada. ” Afirmou a educadora em contato com a nossa equipe de reportagem.
Esteve presente, nesta reunião os vinte e sete municípios consorciados que compõem o coletivo, sendo representados pelos seus prefeitos, vice-prefeitos e secretários de educação, uma vez que para além da principal pauta foi discutido também: financiamento da educação; plano de carreira, reajuste salarial, violência nas escolas, qualidade da merenda escolar entre outros temas que foram abordados pelos gestores e educadores e lideranças do Território da Chapada Diamantina.
A reunião que aconteceu de forma articulada é resultado de uma deliberação que foi encaminhada nas últimas reuniões entre APLB e a UPB (União dos Prefeitos da Bahia), onde ficou acordado que haveria uma discussão para regionalizar o estudo dos planos de carreiras do magistério e o reajuste do piso salarial, através das estruturas dos consórcios públicos.
Nesse sentido, representando a entidade sindical a nível de Estado da Bahia esteve presente o professor e diretor geral da APLB o Sr. Rui Oliveira que falou da importância da reunião e destacou a relevancia do diálogo entre as partes para tentar se chegar a um bem comum, sem prejudicar ou penalizar nenhuma das partes envolvidas.
Ao final do encontro a professora e advogada Adriana Oliveira disse que: “Foi um momento muito produtivo que pudemos tratar de plano de cargo e salário e reajuste salarial. Ficando acordado que APLB sindicato irá ter uma agenda de movimentos em cada cidade, onde iremos discutir em cada município com a direção da APLB e o gestor local trazendo os dados para gente ver a possibilidade mais urgente possível para que os municípios que inda não pagam o piso salarial comece a pagar e ver também a questão dos planos de cargo e salário. ”
Por fim, o presidente do Consórcio Chapada Forte e prefeito de Andaraí o Sr. Wilson Cardoso, finalizou a reunião falando da importância da união entre os municípios e que a chapada precisa ser exemplo em tudo que faz por meio das cidades que compõem o consórcio.
*Direto da redação!