IBITIARA: Prefeito é acusado de nepotismo em formação de comissão

Foto: Reprodução

A nomeação de familiares diretos do prefeito de Ibitiara, Wilson de Bududa (PSD), bem como do presidente da Câmara Municipal, Sivaldo Macêdo, para cargos estratégicos no Comitê Gestor, responsável por pagamentos da Lei Aldir Blanc, é alvo de uma representação na Controladoria Geral da União (CGU).

O documento de nomeação, sem que haja a devida justificativa técnica que comprove a competência e necessidade das nomeações, é alvo de uma representação na Controladoria Geral da União (CGU). A ação é apontada como prática de nepotismo, conforme acusa o documento.

Tal prática, como consta na ação, viola os princípios da moralidade e impessoalidade previstos na Constituição Federal de 1988 e constitui ato de improbidade administrativa nos termos da Lei que dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito, prejuízo ao erário e atentado contra os princípios da administração pública.

Os nomeados são: Sílvia Iara de Oliveira Souza, esposa do prefeito Wilson de Bududa e representante da Secretaria de Assistência Social; Lindomar Pereira de Santana, representante da Administração da Prefeitura; Lívia Almeida Souza, cunhada do atual prefeito e representante do Setor de Contabilidade e Convênios da Prefeitura, Maria do Socorro Silva Guimarães, representante da Secretaria de Educação e Cultura; Marilze Amorim de Oliveira, representante da Sociedade Civil e parente do presidente da Câmara Municipal, Sivaldo José de Amorim Macêdo.

A decisão do referido Comitê Gestor, composto por pessoas ligadas ao prefeito e presidente da Câmara Municipal resultou na concessão de uma premiação de R$ 5.263,15, registrada em 31 de dezembro de 2021 à Valdice Rocha de Amorim, irmã do presidente da Câmara, Sivaldo José de Amorim Macêdo.

Ainda de acordo com o documento, a decisão levanta graves suspeitas de prática de nepotismo e troca de privilégios entre os líderes, já que a formação do Comitê, bem como as decisões estão ligadas aos interesses familiares de Wilson de Bududa e de Sivaldo Macêdo.

Por: Jornal A Tarde

5 1 voto
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários