O Portal Ouricuri Notícias fez uma enquete em sua página no Instagram, consultando a população, que caso fossem prefeito de Seabra, venderia imóvel para comprar maquinário.
As opções para as respostas eram “Sim”, “Não” e “Jamais”. E para 25% respondeu, SIM, que venderia imóvel para comprar maquinário caso fossem o prefeito de Seabra.
Outros 49% disseram que NÃO venderia, enquanto 26% responderam que JAMAIS venderia imóvel público para comprar maquinário.
A informação é que o prefeito municipal de Seabra, Fábio Miranda, encaminhou para Casa Legislativa um projeto de lei, solicitando autorização para venda de imóveis públicos, a fim de comprar maquinário para recuperação de estradas.
O portal Ouricuri Notícias, conversou com um economista, Sr Rogério Castro e procurou saber se é viável uma gestão municipal vender um bem público para comprar maquinário.
A resposta de Castro foi a seguinte: “Do ponto de vista legal, caso os vereadores autorizem o prefeito poderá fazer, não haveria problema algum. Já pensando em vantagens financeiras, e na saúde econômica para o município de Seabra, é um péssimo negócio. Imagine você, se um cidadão ou cidadã que vendesse sua residência, ou um imóvel da família para comprar um veículo. Enquanto o imóvel tem um valor agregado com o passar do tempo, o veículo ao sair da loja desvaloriza em quase 30%”. Afirmou o economista Castro.
O economista emendou a seguinte pergunta: “Essa seria a única opção da gestão municipal para adquirir máquinas e equipamentos para melhoria das estradas? Não seria viável fazer um empréstimo a juros baixo disponíveis nos bancos públicos, que torrar o patrimônio público?”