Os brasileiros ganharam mais uma maneira de comparar as condições de vida nos municípios. Pela primeira vez, o Índice de Progresso Social (IPS), ferramenta criada em Harvard, nos Estados Unidos, foi aplicada no país. Mais de 50 indicadores sociais e ambientais foram analisados e geraram uma nota média para cada cidade e estado do Brasil.
As notícias não são boas para a Bahia, que ficou entre os dez piores estados em progresso social. Na região Nordeste, só está à frente de Alagoas e Maranhão.
Os aspectos analisados foram divididos em 12 grupos principais. O objetivo da pesquisa é medir os resultados dos investimentos sociais feitos nos municípios. Os piores desempenhos da Bahia foram em acesso à educação superior, direitos individuais e segurança pessoal. A nota máxima para cada um deles é 100.
Os três indicadores puxaram a média da Bahia para baixo, que ficou em 57,85 – inferior à nota geral do Brasil. O estado ocupa a 19º posição no ranking de estados.
O Índice de Progresso Social (IPS) colocou Sátiro Dias na segunda posição e Pilão Arcado na terceira. Confira o top-10 no fim da reportagem.
O município de Teodoro Sampaio-BA, distante 97 km de Salvador ficou em posição desconfortável. O índice total ficou em 51,29/100. Do total de 100 pontos, o município só alcançou 51,29.
Esse desempenho fez com que o município de Teodoro Sampaio-BA ficasse com tarja vermelha, ou seja, um alcance Relativamente Fraco.
Na avaliação sobre Fundamentos do Bem-estar o município recebeu nota vermelha em praticamente todos os segmentos.
É justamente nesse segmento que se avalia os índices de Educação Municipal. Evasão do Ensino Médio, Distorção Idade-Série no Ensino Médio, ideb Ensino Fundamental e Reprovação Escolar no Ensino Fundamental.
Lançado pelo professor Michael Porter (Harvard Business School), o IPS é uma ferramenta utilizada para auxiliar órgãos públicos, empresas e sociedade civil no planejamento, implementação e avaliação de políticas públicas e programas voltados ao progresso social. Diferente de outros índices que utilizam indicadores econômicos para definir seus resultados, o IPS mede o desempenho das sociedades com base em marcadores sociais e ambientais.