A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (6), mais uma fase da Operação Lesa Pátria. A ação tem como objetivo identificar participantes, financiadores e fomentadores dos atos terroristas de 8 de janeiro, em Brasília.
A data foi marcada por invasão de extremistas nas sedes dos Três Poderes, que promoveram violência e dano generalizado no Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF).
As equipes cumprem três mandados de prisão temporária, um de prisão preventiva, além de seis de busca e apreensão, expedidos pelo STF.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
De acordo com a PF, as investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se tornou permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.
Até agora, 16 mandados de prisão preventiva foram cumpridos, além de 31 mandados de busca e apreensão.
Por: Bahia Notícias