Ontem, 14, estudantes do Colégio Estadual Horácio de Matos em Mucugê organizaram uma manifestação à frente da unidade escolar para reivindicar duas questões: alimentação escolar e contratação do professor de Biologia.
Ao menos dois blogs do Território da Chapada Diamantina, que na última eleição, seus responsáveis estavam fazendo campanha declarada para o candidato derrotado na eleição de governador, publicaram informações que não condiz com a verdade, e sem consulta às instituições.
Nosso portal em contato com a gestão do Colégio Estadual Horácio de Matos, e com o Núcleo Territorial da Educação (NTE), obtivemos as seguintes informações.
A respeito da falta do professor de Biologia, a informação é que, devido ao fato da professora responsável por lecionar a disciplina está afastada, por motivo de saúde desde o mês de agosto, ou seja, a Secretária de Educação está finalizando os trâmites para contratação do professor substituto. O que será regularizado nos próximos dias.
Quanto à situação da falta da alimentação escolar, e a ressalva aqui, é que não se trata de “merenda escolar”como foi ventilado, já que aos estudantes do Estado não são servidos “merenda”, e sim, uma alimentação escolar digna, ficou em falta alguns dias, devido os ajustes necessários para disponibilização dos recursos, já que a gestão da Unidade escolar foi modificada. Isso significa reorganização das comissões do caixa escolar, comissões do Faed, emissão do cartão, dentre outras questões bancárias.
Ainda segundo o Núcleo de Educação, a situação já foi regularizada, e na segunda-feira (18), os estudantes estarão com a alimentação escolar digna novamente regularizada.
Nesse sentido, o fato aconteceu, os estudantes desempenharam seu papel de livre manifestação pelos seus direitos, e aos meios de comunicação cabe a verdade dos fatos, sem deixar de ouvir todos os envolvidos.