Após anos de espera, 684 famílias vão receber apartamentos construídos pelo programa Minha Casa, Minha Vida em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano. As obras dos dois conjuntos habitacionais foram contratadas em 2013. A maior parte dos desembolsos, segundo dados disponibilizados pelo governo federal, foi feita em 2015 e 2016.
No entanto, os prédios praticamente acabados não foram ocupados e, com isso, se deterioraram e sofreram até com furtos de instalações elétricas e peças de acabamento. Foram necessárias reformas para que eles possam ser entregues nesta terça-feira, 14. O Residencial Vida Nova Sacramento tem 244 unidades habitacionais, com um investimento de R$ 14,6 milhões, e o Residencial Vida Nova Santo Amaro I é composto por 440 apartamentos, com investimento de R$ 26,4 milhões.
A entrega marca a retomada, pelo Governo Federal, do “Minha Casa, Minha Vida”. Reformulado, o programa será relançado com a presença do presidente Lula (PT), no conjunto habitacional de Santo Amaro. Outras entregas simultâneas do MCMV, serão realizadas em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, e em cidades de outros estados.
Antes da agenda da tarde, que também contará com a presença do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) também receberá, pela manhã, às 10h, em Feira de Santana, o ministro dos Transportes, Renan Filho, na inauguração de um complexo de viadutos na BR-116, na altura da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
A comitiva federal na Bahia terá ainda as presenças dos ministros do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira; do Desenvolvimento e Assistência Social e Combate à Fome, Wellington Dias; das Cidades, Jader Filho e do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, que cumpre agenda na cidade de Candeias acompanhado do vice-governador baiano Geraldo Júnior.