CHAPADA DIAMANTINA: Comissões da Assembleia Legislativa realizam sessão itinerante para ouvir demandas da região

Foto: Divulgação/Arquivo

Onze deputados das comissões de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Agricultura e Política Rural realizaram na última quinta (1º) e sexta-feira (2) uma sessão itinerante para ouvir de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, setor produtivo, trade turístico e sociedade civil organizada as demandas da Chapada Diamantina e visitaram empreendimentos que empregam milhares de pessoas em Mucugê e Ibicoara.

Presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, o deputado estadual Eduardo Salles explicou que a intenção das sessões itinerantes é aproximar o Legislativo da população e intermediar com o Executivo e o Judiciário ações que possam efetivar as demandas de cada região, além de elaborar leis mais sintonizadas para a geração de empregos com sustentabilidade.

“Acredito que foi um momento histórico para a região porque demos voz a 28 municípios que fazem parte do Consórcio Chapada Forte. Representantes políticos e o setor produtivo apresentaram aos deputados as demandas nas áreas de segurança pública, estradas, conectividade, preservação ambiental, esgotamento sanitário, estruturação do turismo regional, segurança hídrica, assistência técnica e linhas de crédito para produtores rurais e muitas outras”, explicou Eduardo Salles.

“Agora é acolher todas as demandas apresentadas a ambas as comissões durante os dois dias e encaminhar aos órgãos que têm competência. A palavra de ordem é resolutividade”, acrescentou Manuel Rocha, presidente da Comissão de Agricultura.

No primeiro dia da visita, em Mucugê, os parlamentares, ao lado da prefeita Ana Medrado, conheceram a história desde a época do garimpo até a atualidade, ouvindo as principais dificuldades estruturais para o incremento do turismo no município e na região.

Na sexta-feira, na Câmara de Mucugê, o plenário ficou lotado e representantes do turismo, dos pequenos produtores rurais, que representam mais de 70% na Chapada Diamantina, das grandes empresas e do Consórcio Chapada Forte apresentaram aos deputados um panorama dos problemas que atrapalham o desenvolvimento econômico com sustentabilidade na região.

À tarde, com a presença do prefeito de Ibicoara, Gil, a comitiva visitou a Igarashi, a Fazenda Progresso e a Vinícola Uvva que, juntas, empregam mais de 6.000 pessoas de Ibicoara, Mucugê e região com a produção de batata, tomate, mirtilo, alho, cebola, café, uva e outras culturas.

Além de Eduardo Salles e Manuel Rocha, estavam presentes as deputadas Maria del Carmen, presidente a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), e Cláudia Oliveira, os deputados Raimundinho da JR, Luciano Araújo, Pedro Tavares, Ricardo Rodrigues, Marquinho Viana, Tiago Correia e Penalva.

Na quarta-feira (7) as duas comissões participam, em Luís Eduardo Magalhães, durante a Bahia Farm Show, de outra sessão itinerante conjunta.

Por: Política Livre

5 1 voto
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários