Seabra: Deputado Claudio Cajado anuncia área de escape no entroncamento de Seabra, mas informação não procede conforme edital de licitação do DENIT

Deputado Federal Cláudio Cajado

No último dia (30), foi publicado nas redes sociais um vídeo gravado pelo Deputado Federal Claudio Cajado (PP), onde o parlamentar anuncia a licitação para construção de uma área de escape no entroncamento de Seabra da BR 242, no trecho que passa pela cidade. Após o anuncio foi gerando grandes expectativas na população seabrense que há anos convive com a eminencia de acidentes nessa parte do perímetro urbano do município.

De acordo com o deputado, em dezembro do ano passado (2022), ele juntamente com os deputados federais do Estado da Bahia, conseguiram por meio de emenda parlamentar, R$ 3 Milhões para serem investidos nessa obra da área de escape. Ainda segundo ele, a nova luta agora é conseguir esse recurso financeiro do Governo Federal para que a obra de fato aconteça. O parlamentar ainda esclareceu na gravação que o DNIT tem, até no máximo de 60 dias, para concluir a licitação para que as obras possam iniciar.

No entanto, conforme o edital de licitação de n° 0032/2023 o qual é apresentado pelo próprio deputado na gravação, o trecho que consta no documento é o Km 475 da BR 242, o que não corresponde ao trecho do perímetro que passa pelo município de Seabra, que é compreendido aproximadamente, os Km 380 a 425, entre o posto Carne Assada e o Zerão, ou seja, a informação do deputado terminou ficando desencontrada.

Em meio a esse contexto, a engenheira Cris do DENIT, em entrevista ao jornal do meio dia da Nova Web Rádio, na última quarta-feira (01), disse que o DNIT fará uma área de escape na Serra da Mangabeira no valor de mais de R$ 3 milhões de reais, com licitação a ser realizada no dia 14 de fevereiro de 2023. A informação trazida pela profissional se deu em decorrência da reunião organizada pela ACISE, entre entidades e autoridades da cidade para discutir soluções para a Travessia Urbana da BR-242 em Seabra. Ainda de acordo a engenheira a mobilização do DNIT para realização dessa obra vem ocorrendo desde novembro do ano passado, devido aos registros de morte na BR-242. 

Por ora, diante dessa informação passada pela profissional da autarquia federal parte da população seabrense ficou feliz em saber que será construída uma área de escape na BR 242, para evitar acidentes, porém sem entender porque o Deputado Cajado citou que a obra da área de escape seria no entroncamento de Seabra, visto que no próprio edital de licitação, já sinalizava que a obra seria construída em uma outra quilometragem mais distante do perímetro urbano de Seabra, possivelmente na Serra da Mangabeira.

Em contato, com alguns moradores da cidade de Seabra, tem quem acredite que o deputado não fez por mal trazer uma informação distorcida da realidade e que talvez tenhamos duas obras no mesmo valor: Uma em Seabra e outra na Serra da Mangabeira como foi comunicado pela engenheira do DENIT.

Por outro lado, tem quem diga que o Deputado Claudio (PP) se aproveitou da situação e principalmente da repercussão que os acidentes acometidos na BR 242 tem tomado a nível de Estado, sobretudo, no perímetro da travessia urbana que passa por Seabra e tentou se projetar como “salvador da pátria”.

Até o fechamento dessa matéria o Deputado Claudio Cajado ainda não havia se manifestado oficialmente sobre o vídeo que ele gravou com uma informação supostamente distorcida, referente a construção da área de escape não ser em Seabra, mas sim nas imediações da Serra da Mangabeira.

Por: Prof. Rodriggo Santana

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários